top of page

ENTREVISTA COM O DR. DAVID ALLEN


O Dr. David Allen gentilmente atendeu à Verbum Publicações no dia 28 de março, após sua palestra sobre as passagens polêmicas de Hebreus, na Conferência Teológica do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Ele respondeu a algumas perguntas feitas sobre sua primeira obra a ser publicada no Brasil (em coautoria): Anyone can be saved. Confira na íntegra abaixo.



1) VP: Dr. Allen, fale-nos um pouco sobre livro Anyone can be saved?


DA: O livro é uma explicação e defesa de como os Batistas não Calvinistas entendem a doutrina da salvação na Escritura. Em 2012, um dos editores do livro, o Dr. Eric Hankins, publicou " A Statement of the Traditional Southern Baptist Understanding of God’s Plan of Salvation" (Uma declaração da compreensão dos Batistas Tradicionais do Sul sobre o Plano de Salvação de Deus). O livro possui 10 capítulos, um para cada um dos 10 artigos da doutrina na Declaração Tradicional, mais outro capítulo explicando como e porquê os autores crêem que a Bíblia apresenta uma teologia de salvação que não é Calvinista.



2) VP: Sabemos que a tradição batista sempre foi mista desde os primórdios (calvinistas e não calvinistas). Contudo, no Brasil, historicamente os batistas sempre foram de linha sinergista (arminiana ou não-calvinistas). Mas de uns tempos para cá, o calvinismo tem crescido no meio batista. Inclusive, foi criada uma Convenção Batista Reformada por aqui. Em que sentido a sua obra em coautoria pode ajudar os batistas brasileiros diante da crescente calvinização no meio batista?


DA: Este livro ajudará todos os pastores não Calvinistas e também os leigos de duas maneiras: 1) ele proporciona um resumo do que a Bíblia fala sobre salvação, e 2) ele explica porquê o Calvinismo está em erro com sua própria doutrina de eleição incondicional, expiação limitada, e graça irresistível. Este livro proporciona as pessoas a oportunidade de avaliar a evidência bíblica contra o Calvinismo.



3) VP: Dr. Allen, você escreveu um capítulo sobre expiação. Recentemente a Editora Fiel publicou em português a obra "Do céu Cristo veio buscá-la", uma defesa da expiação limitada. Sabemos que você escreveu uma volumosa obra opondo-se à doutrina calvinista da expiação. Encontraremos em seu capítulo de Anyone can be saved alguns dos principais pontos de seu trabalho sobre a expiação?


DA: Sendo breve, de forma sumária, a resposta é sim. Eu escrevi o capítulo no Artigo 3 da Declaração Tradicional intitulada " The Atonement of Christ" (A expiação de Cristo). Meu livro "The Extent of the Atonement: A Historical and Critical Review" (A extensão da expiação: Um Revisão Histórica e Crítica), contém um capítulo inteiro onde eu critico cada capítulo do livro "From Heaven He Came and Sought Her" (Do Céu Ele veio buscá-la), demonstrando as falácias do limitado argumento da expiação.



4) VP: Dr. Allen, suas pesquisas apontam Lucas como o autor de Hebreus. O que Lucas teria a falar sobre eleição e expiação em seus textos canônicos (Lucas-Atos-Hebreus)?


DA: Em Lucas 22.20-21, Jesus inclui Judas entre aqueles por quem Ele derramou seu sangue. Judas claramente morreu em um estado de não salvação, e não era um dos "eleitos". Ainda, Jesus claramente disse que morreu por Judas. Essa é uma das formas que Lucas claramente afirma a expiação ilimitada. Lucas 13.34 indica o desejo de Jesus pela salvação de todas as pessoas em Jerusalém, outro verso que sugere que a expiação é ilimitada. Lucas pode ter sido o autor de Hebreus. Mas independente se ele foi ou não, Hebreus afirma fortemente a expiação ilimitada em Hebreus 2.9 onde o autor afirma: "Jesus provou a morte por todos" e em Hebreus 9.28, que diz que Jesus se ofereceu vez para tirar os pecados de "muitos", uma expressão Hebréia que significa "todos" baseado em Isaías 53.



5) VP: Dr. Allen, o que você espera da leitura de Anyone can be sabes pelos irmãos batistas brasileiros?


DA: Minhas expectativas para todos que lerem o livro é que eles possam entender como e porquê é isto que a Bíblia ensina que Cristo morreu pelos pecados de todas as pessoas e que pelo motivo da expiação, qualquer um que crer será salvo. Segundo, eu espero que o livro explique claramente muitos dos problemas bíblicos e teológicos com o Calvinismo.


VP: Seja bem-vindo ao Brasil, Dr. Allen. É uma alegria poder tornar sua obra acessível ao leitor brasileiro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page